Feira de Embu das Artes

1969 NASCE A FEIRA HIPPIE, ATUAL FEIRA DE EMBU DAS ARTES

A Feira de Artesanato de Embu das Artes é um passeio obrigatório para quem vem a são paulo, e quer conhecer a rota artesanal mais famosa do brasil. além da criatividade, nosso destino turístico, tem uma gastronomia farta e ótimas hospedagens, com paisagens naturais maravilhosas em meio a mata atlântica. conheça nossa cidade e descubra a arte em tudo que temos aqui.

Visando uma melhor experiência para os nossos visitantes, surgiu a necessidade de organizarmos uma instituição que cuide, com todo o carinho, das pessoas responsáveis por fazer desta Feira, um lugar especial E INESQUECÍVEL.

E assim, em 2018 nasce a AEFEA; uma associação com o propósito de representar nossos associados e toda sua autenticidade criativa. Queremos viabilizar um turismo sustentável E ACOLHEDOR para você, nosso visitante, e melhores possibilidades para nossos expositores.

Nascemos com um diferencial importante, a Arte e sua autenticidade! Visamos proteger a produção artesanal e toda sua representatividade. Nossa feira é Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de São Paulo e também Patrimônio Cultural Imaterial da Estância Turística de Embu das Artes, uma história importante construída ao longo desses anos e queremos que, cada dia, nossos expositores se motivem mais, para que a sua vivência como visitante seja inesquecível.

Em 1964, a tradição artística da cidade ganha projeção nacional e internacional, com o Primeiro Salão das Artes. Ao final da década de 60, a cidade passou a ser polo atrativo para os hippies, que faziam exposições de seus artesanatos aos finais de semana, dando origem à Feira Hippie e posteriormente Feira de Embu das Artes.  

Apenas 25 km nos distancia da praça da sé, marco zero de são paulo, somos a estância turística com a feira de artesanato mais importante do estado, e a mais visitada do brasil, nossa feira está distribuída nas vias do centro histórico e na praça das artes. Nossa tradição cultural se funde ao nome da cidade.

Embu das Artes é uma cidade que fica na região metropolitana de São Paulo e que tem fácil acesso pelas principais rodovias do estado.

Emancipada em 18 de fevereiro de 1959, Embu das Artes tem sua história ligada à colonização Portuguesa e a presença dos Jesuítas, que construíram o conhecido Complexo Nossa Senhora do Rosário, situado no centro histórico da cidade e que hoje, abriga o Museu de Arte Sacra.

 

TV AEFEA

Seu Nome

O nome da cidade tem origens indígenas e inicialmente era conhecida como M’Boy; que era um povoado da cidade de Itapecerica da Serra. Em 1938 o povoado passa a ser chamado de Embú, anos mais tarde inicia-se o movimento que pedia a emancipação política e administrativa de Itapecerica da Serra e, em 1959, Embu é declarada como município.

Por sua grande ligação com a arte, o município sempre foi conhecido como Embu das Artes; mas apenas em 2011, após um plebiscito, o complemento “das Artes” foi incorporado ao nome da cidade, reconhecendo-a definitivamente como Embu das Artes.

Sua arte

A história da arte na cidade inicia-se com os Jesuítas e os Índios que viviam na localidade. Suas obras na arquitetura da Igreja, nas pinturas, nas esculturas ou no entalhamento, são marca registrada do início da tradição artística do município.

O ano de 1920 é marcado pela chegada de Cassio M’Boy, que é um de seus maiores expoentes artísticos. Em 1937, Cássio M’Boy, conhecido como santeiro de Embu, ganha o Primeiro Grande Prêmio na Exposição de Artes Técnicas em Paris. Cássio foi professor de muitos artistas e recebeu em sua casa grandes nomes do Movimento Modernista de 1922.

Após Cássio M’Boy, chega Sakai de Embu, que foi discípulo de Cássio e veio a ser reconhecido internacionalmente como um grande escultor em terracota. Sakai, junto à Solano Trindade, formou um conhecido grupo de artistas plásticos em Embu.

Em 1964, a tradição artística da cidade ganha projeção nacional e internacional, com o Primeiro Salão das Artes. Ao final da década de 60, a cidade passou a ser polo atrativo para os hippies, que faziam exposições de seus artesanatos aos finais de semana, dando origem à Feira de Artes e Artesanato.

A FEIRA DE ARTESANATO

Em 1969, passa-se a realizar todos os fins de semana a Feira de Arte e Artesanato. Inicialmente a feira era apenas aos sábados, mas com passar do tempo, os artistas participantes começaram a ficar hospedados na cidade e, em muitos casos, passaram a viver em Embu e a partir daí também iniciam suas exposições aos domingos e feriados.

Em 2019, a Feira de Artesanato de Embu das Artes completou 50 anos de história, é uma das maiores exposições de arte ao ar livre do país e, é o principal atrativo turístico do município.

Em 60 anos de história, Embu das Artes construiu um lindo caminho de reconhecimento e popularização da arte brasileira. Com seus mais de 500 expositores atualmente, apresenta ao seu público, muitas opções de produtos e inspirações, desde moda até decoração. Nossa cidade tem tudo o que você precisa para aproveitar um passeio agradável e cheio de cultura.

Então está esperando o quê? Vem para Embu das Artes!

Parceiros

Informações, Duvidas ou Sugestões? Entre em contato pelo Nosso Whatsapp!

Outros meios de contato

Outros meios de contato

Nosso número de Telefone

+55 (11) 97467-6356

Email

aefea50@gmail.com

Endereço

Largo 21 de Abril - Jardim Arabutam

Dias e Horários

Sábado, domingo e feriados nacionais Das 10h às 16h

Envie-nos uma mensagem

Contate-nos

AEFEA

Home Page

Novidades - Blog

Categorias

  • Artesanato
  • Artes Pláticas
  • Cultura e Tradição
  • Manifestação Cultural
  • Antiguidade
  • Gastronomia
  • Verde

Contato

Siga-nos

Newsletter

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

© 2024 AEFEA – Associação dos Expositores da Feira de Embú das Artes